Rui entrega moradias a 136 famílias da comunidade de São Bartolomeu

Rui entrega moradias a 136 famílias da comunidade de São Bartolomeu

Cento e trinta e seis famílias que viviam em situação de risco no Subúrbio Ferroviário de Salvador tiveram a realidade transformada, na manhã deste domingo (24), com a entrega do novo Conjunto Habitacional São Bartolomeu, realizada pelo governador Rui Costa. A área próxima a um manguezal, nas margens do Rio do Cobre, deu lugar à qualidade de vida dos moradores do local.

No lugar das palafitas antes montadas no espaço, ruas foram pavimentadas e sistema de drenagem instalado para impedir os alagamentos provocados pelas chuvas. A infraestrutura urbana foi pensada para garantir o bem-estar social, incluindo iluminação, esgotamento sanitário, campo de futebol, quiosques de convivência, parques infantis e praças de ginástica.

“Aqui era uma área sub-habitacional. As pessoas moravam em lugares que alagavam e com esgoto, em condições precárias. Hoje é uma área totalmente urbanizada, com habitações novas, creches e centros esportivos construídos pelo Governo do Estado . É a valorização de um dos maiores e mais bonitos parques de Salvador”, afirmou Rui.

Com investimento de R$ 16,5 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), o residencial e as obras de pavimentação integram a última etapa do projeto de requalificação do Parque São Bartolomeu, um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica em área urbana do Brasil.

Na entrega, a secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, destacou que “essa comunidade não foi beneficiada apenas com moradia, mas com toda uma estrutura para que aqueles que aqui moram tenham condições de viver em família. O Governo do Estado transforma essa região de São Bartolomeu, mas acima de tudo transforma a vida dessas pessoas”.

Sonho realizado

Os apartamentos possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. A entrega é um sonho realizado para o lixador João Reis, um dos contemplados com as chaves do imóvel. “Está tudo perfeito. Antes aqui tudo era água, a ponto de eu perder tudo com os alagamentos. Hoje tudo é muito melhor. A casa é linda, e a água não vai mais incomodar”, ressaltou o morador.

No total, a área do Parque São Bartolomeu recebeu nos últimos anos um investimento do Governo do Estado da ordem de R$ 130 milhões, que contemplou ainda os bairros de Pirajá, Plataforma, Ilha Amarela e Rio Sena. Na área habitacional, entre novas unidades e reformas, a marca alcançada é de 673 moradias.

Com informações da SECOM

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *