unnamed-2É célebre em todo o estado o comprometimento profundo de Afonso Florence com as lutas dos povos e comunidades tradicionais, dentre eles, povos indígenas, quilombolas, povos de terreiros, fundo de pasto, extrativistas, pescadores artesanais e ribeirinhos. Atualmente, ele é um dos maiores críticos à PEC que tenta designar ao Congresso a responsabilidade por demarcar terras indígenas e, na última legislatura, trabalhou para derrubar esta distorção.

O deputado também conduziu, em seu primeiro mandato, a Frente Parlamentar Mista em Defesa das Populações Extrativistas e dos Povos e Comunidades Tradicionais. O grupo defende a preservação dos territórios tradicionalmente ocupados por esses segmentos.

A atuação da frente foi pautada a partir do Decreto 6.040/2007, que instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, um dos maiores legados do presidente Lula, e agora fortalecido no governo Dilma. Para o deputado, é essencial fortalecer a luta dos Povos e Comunidades Tradicionais na defesa dos seus territórios, da sua cultura, dos seus direitos e da inclusão produtiva visando à soberania e segurança alimentar e nutricional.