fO deputado federal Afonso Florence (PT/BA), quando secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, elaborou e coordenou  o programa Casa da Gente, o maior programa de habitação da história da Bahia. Em parceria com programas como o Minha Casa Minha Vida e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), beneficiou mais de 114 mil famílias em 266 municípios de todas as regiões. Entre os beneficiados estão famílias do movimento sem-teto, trabalhadoras domésticas, comunidades dos agricultores familiares, quilombolas e indígenas.

Outra importante ação foi  a criação da Coordenação de Prevenção e Mediação de Conflitos Fundiários Urbanos, também quando esteve à frente  da Sedur. Com relevantes serviços prestados a população, esse trabalho rendeu o Prêmio Nacional pela Mediação de Conflitos.

Para assegurar o direito à moradia, a dignidade e a integridade das famílias que se encontram em situação de risco, foram construídas soluções de vários conflitos, a exemplo do Quilombo da Lagoa e das famílias sem teto na comunidade de Tubarão, no bairro de Paripe, na capital baiana.